Mais Samora Promove o III Encontro Nacional de Freguesias Pró Concelhos.

Publicado em 31-01-2004

Samora Correia através do Mais Samora - Movimento Cívico para a Restauração do Concelho de Samora Correia, acolheu no passado dia 31 de Janeiro de 2004 o III Encontro Nacional de Freguesias Pró Concelhos.
Presentes estiveram dez Freguesias Amora, Cernache de Bom Jardim, Ericeira, Ermesinde, Esmoriz, Quarteira, Rio Tinto, Sacavém, Samora Correia e Tocha, representadas através dos seus movimentos onde falaram das suas iniciativas para a elevação a concelho das suas freguesias, em conjunto traçaram planos para as acções futuras.
A associação dos vários movimentos em torno da Associação Pró Municipalis é fundamental do ponto de vista dos movimentos presentes e através dela desenvolver acções de luta que poderão ir do simples pedido de audiência ao Presidente da Republica e aos Partidos Políticos, manifestações de rua até ao boicote das próximas eleições para o Parlamento Europeu, que se realizarão em Junho.
De salientar ainda a presença do Presidente da Câmara de Benavente António José Ganhão que na abertura dos trabalhos proferiu um discurso simples abordando as preocupações das Freguesias e dando o seu apoio à criação de novos municípios, palavras que naturalmente foram do agrado de todos. Os movimentos de Canas de Senhorim e Fátima não compareceram ao encontro, justificando a sua ausência mas que para alguns movimentos não foram justificações muito convincentes.
Lixa e Pinhal Novo não compareceram nem justificaram a sua ausência ficando por isso a ideia que a Associação Pró Municipalis irá ser composta no futuro pelos dez movimentos presentes no III Encontro Nacional de Freguesias Pró Concelhos realizado em Samora Correia.