Samora Correia mantém a tradição das festas de 18 a 22 de Agosto

Publicado em 03-08-2011

A cidade de Samora Correia está a preparar-se para receber dezenas de milhares de visitantes durante as Festas em Honra de Nossa Senhora de Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe, que decorrem de 18 a 22 de Agosto de 2011.

O programa mantém todos os eventos tradicionais com uma forte vocação para a Festa Brava. As entradas de toiros, conduzidos por campinos e cavaleiros, são únicas no país. A passagem dos toiros na EN 118, o encierro com os toiros da corrida (Gandaria Nuno Casquinha) e duas corridas de toiros, integram um programa variado que inclui a Homenagem ao Campino José Moleiro, o desfile etnográfico, o Cortejo de Nossa Senhora de Alcamé e três procissões, uma delas com 18 imagens e mais de dois mil devotos que acompanham o cortejo num silêncio profundo.

Não faltam os arraiais populares, concertos com David Antunes e sua banda e Ruth Marlene e a tradicional noite da sardinha assada em que serão oferecidas 25 mil sardinhas, pão e vinho para milhares de visitantes.

Os tempos de crise obrigaram a comissão de Festas de Samora Correia a recorrer à imaginação e a procurar mais ajudas para manter viva uma tradição centenária. A organização integra dezenas de voluntários que se disponibilizam para as mais variadas tarefas, mantendo vivas as tradições da terra.

Nelson Lopes

Clique aqui para efectuar o download do programa das festas...