Entrada de Toiros dá inicio às Festas de Samora Correia

Publicado em 12-08-2010

A expectativa já se sente há muito na cidade de Samora Correia. Esta tarde, às 19h00, terá início a primeira entrada de toiros depois da inauguração oficial da festa com as entidades convidadas e o momento solene do hastear das bandeiras das associações e instituições da freguesia ao som da fanfarra dos bombeiros locais.

O toiro, o cavalo e o campino são os reis da festa até segunda-feira, 16 de Agosto, em Samora Correia. A cidade já está engalanada para receber os centenários festejos em Honra de Nossa Senhora de Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe.

Num misto de religioso e pagão, milhares de pessoas, cerca de 100 mil, são esperadas nos cinco dias de programa completo que junto se anexa.

As entradas de toiros conduzidos por campinos a cavalo são únicas devido ao cenário natural do Largo do Calvário, transformado em arena improvisada, onde os mais afoitos mostram os seus dotes de toureiros e recortadores enfrentando os toiros em pontas.

O desfile etnográfico de sábado e a procissão com mais de uma dúzia de imagens no domingo são pontos altos de uma festa que tem a particularidade de ser feita por dezenas de voluntários que amam a sua terra e sentem um enorme orgulho na notabilidade das suas festas.

As noites são animadas com arraiais populares e espectáculos com artistas consagrados. Ana Malhoa despe-se de preconceitos e promete um concerto empolgante na noite de 15 de Agosto. Nucha e Vítor Romeu completam o quadro dos cantores convidados.

Na noite de sábado, são distribuídos milhares de quilos de sardinhas, pão e vinho pelos visitantes e depois da sardinhada há entrada de toiros. Antes, ao fim da tarde, os toiros passam em plena EN 118, sem protecções. É o momento em que a adrenalina sobe ao nível máximo…

Uma festa que promete, de 12 a 16 de Agosto, em Samora Correia.

Nelson Silva Lopes