Hino ao Cavalo Lusitano na Companhia das Lezírias.

Publicado em 05-09-2007

Decorreu no dia 5 de Setembro, nas instalações da Companhia das Lezírias em Braço de Prata, Samora Correia, integrado no Open de Portugal 2007,Campeonato da Europa de Resistência Equestre, que decorrerá entre Braço de Prata a Herdade da Barroca de Alva e regresso a Braço de Prata, uma demonstração da vida do Cavalo Lusitano.

Tendo iniciado com a apresentação da éguada afilhada, seguindo-se a representação da desmama dos poldros e sua ferra.
A fase seguinte, o desbaste, foi apresentado pelo equitador montado no Safado, acompanhado de uma agradável voz a cantar o fado.

Como fazes seguintes do cavalo, foi apresentado as modalidades de Salto de Obstáculos; Atrelagem; Dersage e os Campinos da Companhia das Lezírias com um jovem jogo de cabrestos, demonstrando toda a versatilidade do Cavalo
Lusitano.

Continuando a demonstração das potencialidades deste Cavalo único,apresentou-se um grupo de 8 cavaleiros praticantes de Equitação de Trabalho,
que integrava vários elementos campeões da Europa e do Mundo desta modalidade, demonstrando um carrossel muito agradável de se ver, bem como
várias passagens e cruzamentos entre cavaleiros, que foram muito aplaudidos.

Seguindo o percurso do Cavalo, foi seguidamente apresentado o Quo Vadis montado em Alta Escola, como não podia faltar para terminar esta demonstração de potencialidades, apresentou-se o cavaleiro tauromáquico Manuel Lupi,acompanhado de fado demonstrou perante uma tourinha o que esta Raça faz com mais gosto e querer: enfrentar o Touro Bravo.

Para terminar este percurso, foi apresentado á mão o Garanhão Túlio, um russo com ferro da Companhia das Lezírias, filho da estrela da TVI (Filha do Mar), Lafões.

No final todos os intervenientes desfilaram pela pista, sendo aplaudidos pelas várias centenas de espectadores presentes.