...VIVER A TRADIÇÃO!

Publicado em 21-08-2007

Decorreu de 15 a 21 de Agosto do corrente, mais uma iniciativa de ... VIVER A TRADIÇÂO!, nas antigas instalações da Coop Lezírias, no largo do Calvário, gentilmente cedidas pelo Conselho de Administração da Companhia das Lezírias.

Apresentou uma Exposição com temas taurinos e um Painel representando a Nª Srª de Alcamé, com 5x3 metros. Tendo estado presente espólio de: António Ribeiro Teles; Ana Batista; Sónia Matias; Nelson Lima; Pedro Salvador; Diego Ventura; Francisco Palha e Nuno Casquinha, além de outras peças de relacionadas com o tema, tais como um Cavalo em tamanho normal, devidamente arreado á Portuguesa, cujos proprietários defendem o lema de Viver a Tradição.

Foi a exposição vista (assinaturas no livro) por 665 pessoas, calculando-se que ao longo dos dias as visitas que não assinaram o livro foram mais de 2000.

Foram servidas ao longo dos dias de Festa, mais de 280 refeições de pratos tradicionais tais como: arroz de feijoca com carapaus fritos, (que fizeram as delicias do Sr. Presidente da Câmara e convidados na inauguração da Exposição), arroz de polvo da nossa costa ( feito pela primeira vez pela Dª Rita); salada de grão com atum; sardinhas assadas (Só à custo do amigo Duarte foram 26); caldeirada; entremeadas; febras; entrecosto e uma «calatroia» feita pela Dª Senhorinha que fez as delicias do Comandante dos Bombeiros de Samora Correia e do seu Adjunto (3 discos cada, bem aviados) e vieram repetir á noite, para não falar nos elogios feitos pelo Engº Correia, além de outros pratos tradicionais.

Vinho só se bebeu 90 litros incluindo 15 fornecidos pelo amigo Capela, produto este que após sofrer uma transformação orgânica, ficou traduzido em 3 garrafões vazios.

Para finalizar foi entregue na Corrida de Toiros do dia 21, o primeiro Troféu ... Viver a Tradição! que foi ganho pelo nosso conterrâneo, Perleques forcado do Grupo de Salvaterra de Magos, após uma rija pega com uma primeira ajuda soberba.

No ano de 2006, a mesma organização levou a efeito uma exposição de Fotografias de Paulo Torrado, que serviu de inspiração para o Cartaz das Festas do Ano de 2007, assim é de aguardar novas iniciativas desta Tertúlia... Viver a Tradição!, sempre associadas a tradições da nossa terra e região, não esquecendo o sonho da construção de uma praça de toiros em Samora Correia.

... VIVER A TRADIÇÃO!