Colóquio – Responsabilidade Social das Organizações

Publicado em 20-05-2005

A Junta de Freguesia de Samora Correia, promoveu mais um colóquio, no dia 20 de Maio de 2005, pelas 21horas, no auditório do Palácio do Infantado, subordinado ao tema “Responsabilidade Social das Organizações”.
O colóquio, teve início com um momento musical, o Sr. Cláudio Pernes, Samorense, com 82 anos de idade, tocou alguns trechos musicais no seu Banjo, momento este que agradou a todos os presentes.
Seguidamente deu-se início ao colóquio, que teve como oradores Fernando Miguel Seabra, Jorge José Rodrigues e Carlos Manuel Mata, docentes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.
A “Responsabilidade Social das Organizações” é “essencialmente um conceito segundo o qual as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Embora a sua obrigação primeira seja a obtenção de lucros as empresas podem, ao mesmo tempo, contribuir para o cumprimento de objectivos sociais e ambientais, mediante a interrogação da responsabilidade social, enquanto investimento estratégico no núcleo da sua estratégia empresarial, nos seus instrumentos de gestão e nas suas operações (...).”
Dentro do tema “Responsabilidade Social das Organizações” falou-se também na perspectiva das “Partes Interessadas” e no sector cooperativo, seguiu-se um debate onde a assistência questionou os oradores.